Dúvidas Frequentes



Olá. Vou deixar aqui, dúvidas que surgiram ao longo dos vídeos e que pode ajudar você.


Vem comigo!



JÁ SOU MEMBRO DO GRUPO BRUNA GAMBARINI.
COMO FAÇO PARA FAZER O DOWNLOAD DOS MOLDES???
(clica aqui)



GRAMATURA E TIPOS DE PAPEIS


Descrição de cada papel:Isso é uma questão de gosto pessoal, não de "melhor".
 - O couchê é o ideal para quem usa impressora a laser, pelo pouco brilho e conservar a impressão por um longo tempo, mas absorve muita umidade;
 - O offset é o mais econômico, tem diversas gramaturas boas, mas é difícil acertar os tons escuros nele, costuma distorcer;
 - O matte... Ah, o matte é LINDO! O vermelho sai maravilhoso, mas o danadinho é caro e eu não gosto dele por soltar muito pó: qualquer encostadinha e a impressão fica arranhada;
- O Glossy tem um brilho sensacional, fica lindo, mas tem o terrível problema de desbotar rapidamente se exposto ao sol. Além de que com o brilho as fotos com flash ficam ruins, com fachos de luz;
- Adesivo, tem versão de todos os tipos mencionados.
O ideal é você adquirir uma pequena quantidade de cada e ir testando e ver a qual você se adapta melhor. 
Fonte: Raíssa Corrêa (Autorizado no comentário do Grupo Bruna Gambarini)







ESPECIFICAR COR EM UM MOLDE

Veja aqui: Tabela de Cores
⚠️ atenção!
COLOQUE O CÓDIGO NA SETA INDICADA NA IMAGEM ABAIXO 




DESABILITAR LINHA TRANSPARENTE 

A Bruna além de desenhar os arquivos, desenha as imagens, para que possam ser doados sem prejudicar terceiros.
Desenha no studio e converte em textura. Porém, as vezes, não dá tempo. Por isso o aviso nos arquivos "desabilitar linhas transparentes"
É bem simples, fiz um resumo.









ARQUIVOS ZIPADOS

  • 1- "Zipar", ou compactação, como o nome já diz, é juntar todos os arquivos num só. Isso facilita você enviar ou baixar tudo de uma vez, fica organizado, limpo!;
  • 2- Alguns sites não deixam realizar o envio em determinadas extensões ( O que é extensão? Resumidamente: Significa as siglas depois do "."(ponto) dos arquivos, como: .PDF, .Studio, .RAR, .zip);
  • 3- :Reduzir o tamanho dos arquivos! Além de agrupar TODOS em um único arquivo, ela pode anexar apenas 1 arquivo para diminuir seu tamanho de envio, pois alguns sites não aceitam arquivos que ultrapasse determinados xxMB.

Mais informações: Clique aqui!

Fonte: Lígia Salotto (Autorizado no comentário do Grupo Bruna Gambarini)


DIREITOS AUTORAIS

  • Vamos entender como funciona os direitos autorais em cima dos personagens?
Os Direitos autorais são denominações utilizadas em referência ao rol dos direitos que autores possuem sobre suas obras intelectuais que podem ser literárias, artísticas ou científicas.

É um direito conferido por lei (L. 9.610/98) que protege as relações do criador, seja ele pessoa física ou jurídica e garante direito exclusivo de utilizar suas obra da maneira que bem entender, isso inclui permitir ou não que terceiros a utilizem.

Um detalhe importante é que obra não precisa estar devidamente registrada para ter seus direitos protegidos, portanto, caso você reproduza uma obra sem prévia autorização, estará violando normas de direito autoral e assim, poderá responder a um processo judicial. 
Fonte: Blog Universo

REVENDA DE ARQUIVO MODIFICADO, PODE?


Posso vender o "tal" desenho, o "tal" personalizado? 


Exemplo com as nossas amigas:


A Luana Oliveira criou a mascotinha da Bruna Gambarini, linda de morrer♥. Encontrei este desenho na internet porque achei linda e resolvi utilizar em um personalizado. 

Coloquei em um programa, que seja no Studio, e neste lindo desenho da mascotinha, eu troquei a cor da roupa, coloquei um laço na cabeça, mudei o formato dos óculos, no lugar da tesoura coloquei um lápis e pronto!

WOW "recriei" uma mascotinha que é a cara da cliente e ela adorou! 

Posso vender? NÃO. 

Porque você somente fez as ADAPTAÇÕES, NÃO FOI VOCÊ QUEM CRIOU DO ZERO



Outro exemplo:



Posso pegar a sua foto, fazer umas modificações, colocar ele numa paisagem linda, colocar um título como se fosse uma capa de revista e vender sem a autorização de uso da sua imagem? 



Como você se sentiria? 

É isso gente, batendo na tecla dos DIREITOS AUTORAIS!

Fonte: Sil Mizo (Autorizado no comentário do Grupo Bruna Gambarini)

LOGOTIPO? LOGOMARCA? LOGO?

Para você que esta criando o seu LOGOTIPO, pedindo opiniões, se está bom, o que precisa ser melhorado...

Mas vamos começar do começo.

LOGOTIPO ou LOGOMARCA??
Logo - Um elemento do deisgn gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto

Logotipo - Arranjo visualmente destinto das letras no qual empresas e organizações são prontamente reconhecidas pelos clientes

Logomarca - Significado do significado? Isto não faz sentido algum. Parem de besteira.
Fonte: Sil Mizo indicando chocoladesign (Autorizado no comentário do Grupo Bruna Gambarini)





Qual a configuração mínima para
 instalar o Studio Silhouette?



Vejo muitos posts sobre problemas no Studio, travamento, abre e fecha, entre outros, e um deles é a configuração mínima necessária para instalar o programa e para que ele posso funcionar corretamente.

STUDIO V3 - a partir da versão V3.8.194
Sistema Operacional: Windows 7 ou superior
Mac - OS x 10.6.8 ou superior
STUDIO V4 - a partir da versão V4.0.152
Sistema Operacional: Windows 7 ou superior
Mac - OS x 7 ou superior
PROCESSADOR: 2 GHz ou superior
MEMÓRIA RAM: 1 GB mínimo (RECOMENDADO 2 GB)
HD: 2 GB de espaço em disco
Fonte: Site Silhouette Brasil e Silhouette America

Onde vejo essas informações no PC ?

Abre o painel de controle / Sistema e Segurança / Sistema

É importante lembrar que o fabricante aconselha um mínimo necessário para o programa dele rodar bem, sem problemas. Mas se você usar outros programas pesados, terá que ter uma configuração mais adequada. Eu uso notebook, Intel Core i7, 8GB RAM, HD 1TB, com placas de áudio e vídeo, por causa de edição de áudio e vídeo, mas rodo vários programas pesados e não trava. Abro o studio, o corel, o PS, o eCal, o navegador, tudo junto e não trava. Então cada um tem que ver quais programas pretende usar, e adequar sua configuração.

Postagem de Cida Facchinette no grupo Bruna Gambarini 



COMO AJUSTAR AS CORES NO STUDIO SILHOUETTE?

Muitas vezes vemos uma cor na tela, e quando imprimimos a cor sai diferente. Claro, que nem todos são experts em impressão, padrão RGB ou CMYK, etc... Então a Débora Vieira, criou uma tabela de cores RGB, disponibilizada gratuitamente no site dela, para que possamos imprimir essa tabela em cada tipo de papel que usamos, e assim vermos a cor que vai sair antes de imprimir, e podermos fazer os ajustes.
Tudo exige trabalho e paciência, mas para ser uma profissional de verdade, tem que aprender a tirar o melhor proveito do seu equipamento, sem depender de outras pessoas.
Eu tenho minhas tabelas impressas aqui e me ajudam muito.
Só acessar o link que tem todas as explicações bem como a tabela em formato studio pra baixar.
Boa sorte!


Postagem de Cida Facchinette no grupo Bruna Gambarini 


LIMPEZA DOS EQUIPAMENTOS 

Todos os equipamentos e ferramentas de trabalho, devem ser limpos pelo menos uma vez por semana. São caros e importantes para o nosso trabalho, e para que durem mais precisam ser limpos. Não sou técnica de máquinas ou impressoras, então não vou ensinar como se limpa seus instrumentos de trabalho.
Muitos problemas de erro de corte, são por causa de sujeira nas máquinas, lâminas, base de corte.
Vou dizer como eu faço, com o que aprendi vendo videos e falando com técnicos, mas existem muitas formas de limpeza. Acho até que seria legal, quem faz diferente ou quem tem dicas de limpeza, postar aqui nos comentários. 

 → IMPRESSORA: Passo pano maio úmido para tirar o pó, nas partes mais difíceis e internas, uso pincel com cerdas macias, seco, sem nenhum produto. Para os roletes, aquelas travinhas que ficam onde colocamos o papel, e que puxam o papel, passo cotonete com álcool isopropílico (compra na farmácia) pq um técnico explicou que não se deve passar óleo, nem álcool comum.
 → MÁQUINAS DE CORTE: Passo pano macio e úmido por fora. Por dentro e nas partes pequenas internas, uso pincel com ceras macias. Aprendi que não se deve lubrificar a máquina, e nada de passar WD40 pq ele é corrosivo. Então uso também o álcool isopropílico com cotone. Se necessário passo um aspirador pequeno pra tirar o pó das fendas que tem na máquina.
 → LÂMINA: Também aprendi que não se deve passar óleo ou WD40 nelas, apenas limpar com pincel seco de cerdas macias. Não assopre a lâmina, pq qdo assopramos pode ir saliva e depois enferrujar.
 → BASE DE CORTE: Essas eu lavo mesmo. Passo desengordurante, deixo de molho na água morna uns 30 minutos, esfrego bem com bucha, daquelas de panela, se necessário passo aquela espátula de plástico, pode ser aquelas de pedreiro mesmo, flexíveis de passar massa fina, ou cartão de crédito. Depois penduro no varal pra secar.
 → REPOSIÇÃO DA COLA: Depois de bem limpa e seca, coloco fita adesiva em toda borda da base. Isso evita que a cola fique nas bordas e passe para os roletes. Depois uso cola spray, e espero secar.
No dia a dia, limpo minhas bases com lencinho umedecido, pra tirar restos de papel.
 → NOTEBOOK: Passo lencinho umedecido de vez em quando nele, mas não é bom, já vou avisar rsrsrs, o certo é limpar com pano macio e seco pra tirar o pó, ou até úmido.
 → MESA DE TRABALHO: Sim a mesa também tem que ser limpa, pq o pó acumulado nela, vai pro papel e pras máquinas.
 → TESOURAS: As tesouretes devem ter muitas dicas. Eu lavo minhas tesouras com bombril, seco bem pra guardar.
 → ESPÁTULAS DE PAPEL PRA BASE DE CORTE: Elas ficam cheias de cola mesmo, eu lavo também com água e sabão, pra tirar restos de cola.
 → CAPAS PARA EQUIPAMENTOS: Eu tenho capinhas para as máquinas e impressora e coloco todo dia quando encerro meu expediente.
Não sei se esqueci algo, mas gostaria muito de ouvir as dicas de vocês, de como limpam seus instrumentos de trabalho.


Postagem de Cida Facchinette no grupo Bruna Gambarini